segunda-feira, 19 de março de 2012

No mês da mulher, Cineclube UFGD exibe amanhã “Grandes pés bonitos”



O projeto de extensão Cineclube UFGD encerra amanhã (20) a programação municipal realizada desde 04 de março por diversas entidades e órgãos públicos para marcar o Dia Internacional da Mulher. A atividade começa às 19h, com a exibição do filme chinês “Grandes pés bonitos” com entrada franca, no cine-auditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

A sessão de cinema especial constou na divulgação oficial como 19 de março, mas precisou ser remarcada para o dia 20.

De acordo com a sinopse de “Grandes pés bonitos”, Zhang Meili é uma mulher comum que vive numa aldeia afastada. Por ter pés grandes, ela considera-se uma pessoa que não poderá ter realização nenhuma, porque pés pequenos eram um dos critérios da beleza das mulheres de acordo com os conceitos tradicionais. Depois de que o seu marido foi executado por cometer um grave crime por ignorância, ela criou uma escola para que as crianças da aldeia tenham a oportunidade de receber a educação. Xia Yu, a professora voluntária de Beijing veio ajudá-la no ensino. Por diferenças culturais, surgiram muitos equívocos entre elas. Mas as duas se tornaram grandes amigas e criaram condições para que as crianças continuassem a sonhar.

Esse filme foi fornecido para o Cineclube UFGD ano passado pela Embaixada da República Popular da China, na ocasião da Mostra do Cinema Chinês e foi exibido no início de setembro.

Além da sessão de amanhã, a UFGD esteve presente na programação municipal com as apresentações em 07 de março, do filme “Acorda Raimundo... Acorda!” para mais de 650 alunos e professores da atividade de recepção aos calouros da Universidade. A iniciativa de exibição dos filmes foi sugerida durante reunião em fevereiro para elaboração do calendário de eventos do Dia da Mulher, com envolvimento de diversas entidades, organização da Prefeitura Municipal e presença de acadêmicas de Pedagogia e diretoria do Cineclube UFGD.

A agenda conjunta foi uma realização da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Dourados e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com diversas secretarias municipais, Polícia Militar, Movimento Popular de Mulheres, mandato do deputado estadual Laerte Tetila, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Dourados), Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED), Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran), Rede de Economia Solidária, SENAI, SESC, SENAC e SEBRAE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário