segunda-feira, 7 de maio de 2012

Programação do Trabalhador leva muita música para o Parque Antenor Martins




A programação especial do Dia do Trabalhador em Dourados foi encerrada com muita música na tarde deste domingo (06), no Parque Antenor Martins. O palco, montado pelos sindicatos e movimentos sociais, articulados pelo Comitê de Defesa Popular (Fórum de Entidades), foi aberto para os artistas, amadores e profissionais, mostrarem o seu talento. 

Aproveitando essa oportunidade, vários músicos compartilharam sua arte com o público do local, entre eles Dito Freitas, Alexandre, Paulo Custódio (projeto Minuarte/UFGD), Fernando (presidente do Sindicato dos Mototaxistas), os colombianos Alejandro Contreras e Leila Soto,  e uma dupla que se formou no momento da atividade, Alexandre e Maicon.

O palco também possibilitou uma aula de ginástica laboral, com o professor Jack, do IFMS de Ponta Porã, que ensinou diversos movimentos de alongamento para serem utilizados no local de trabalho, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida.  

Além disso, equipe do Cerest realizava serviços de saúde com a população, como testes de glicemia, por exemplo, e já durante a noite foram apresentados filmes curta-metragem pelo Cineclube UFGD e outros especificamente sobre as agressões ao meio ambiente em Dourados, de autoria de Onildo Lopes.

Entre uma atividade e outra, representantes dos sindicatos aproveitavam para provocar a reflexão sobre as condições de trabalho atuais, os desafios que precisam ser enfrentados para a conquista de novos direitos e a importância da mobilização permanente dos trabalhadores junto aos sindicatos para que não ocorram retrocessos trabalhistas neste momento de crise mundial.

A programação do Dia do Trabalhador começou em 27 de abril e contou com Missa do Operário (Sindicato dos Mototaxistas), mesa redonda sobre “Desafios da Classe Trabalhadora” (Simted), Encontro de Agroecologia (Enebio CAAD-FEAB), palestra sobre “Trabalho Decente” (sindicato dos bancários) e Campanha de Prevenção de Acidentes de Trajeto – Blitz Educativa de Trânsito (Cerest).


Contatos

Alexandre e Maicon: 9999-8442

Dito Freitas: 3426-4324

DIA DO TRABALHADOR

Em 1886, a Associação Internacional dos Trabalhadores decidiu, em seu congresso, realizado em Genebra (Suíça), lutar no mundo inteiro para que os trabalhos diários dos operários não ultrapassem oito horas. O costume era os operários trabalharem 14, 16 ou até 18 horas por dia. Então, os trabalhadores de Chicago decidiram fazer uma greve geral neste mesmo ano de 1886, onde a repressão policial castigou duramente os grevistas atirando bombas contra os trabalhadores desarmados. Homens, mulheres e crianças foram assassinados. Os líderes foram presos e os seis principais, condenados a morte, em 11 de novembro de 1887. Outros se suicidaram. Esse crime contra os direitos dos trabalhadores tornou-se símbolo de lutas e hoje é lembrado em todo mundo no dia 01 de maio. No Brasil, o direito a jornada de oito horas só foi conquistado em 1932.

TRABALHO NOS DIAS ATUAIS

Trabalho infantil, trabalho escravo, informalidade, acidentes e doenças no trabalho, precarização da mão-de-obra, jornada de trabalho exaustivas, assédio moral, falta de políticas públicas de emprego e proteção social, não priorização na contratação de pessoas com deficiências, não promoção da distribuição de renda, demissões imotivadas, práticas antissindicais, desigualdades salariais entre homens e mulheres, retirada de conquistas históricas dos trabalhadores às vezes com apoio do Congresso Nacional e outras práticas, são situações vividas pela classe trabalhadora no contexto atual. Os trabalhadores precisam se unir contra as forças produtivas que querem precarizar ainda mais a mão-de-obra, e construir de forma unitária, ações com vistas a garantir a manutenção e ampliação de direitos para o conjunto da classe trabalhadora. O momento é agora!

Comitê de Defesa Popular

Sindicatos de Trabalhadores e Movimentos Populares de Dourados e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário