sexta-feira, 1 de junho de 2012

IQBAL: Cineclube UFGD exibe filme indiano amanhã



Neste sábado (02), o projeto de extensão Cineclube UFGD apresenta o filme indiano “IQBAL”, com entrada franca, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD, localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. O Cineclube recebeu o filme da Embaixada da Índia para exibição pública, sem fins comerciais.  

O projeto solicitou filmes à Embaixada ano passado e uma das representantes, Cláudia Martins, ao enviar o material escreveu que “ficamos muito honrados com sua escolha, a Índia realmente detém a maior indústria cinematográfica do Mundo, e se Bollywood é um monstro nesses termos, o cinema indiano é muito maior do que isso, se contarmos com as produções de outras províncias, em vários outros idiomas, com temáticas tão amplas como as que ali podemos encontrar”.

Escrito por Vipul K. Rawal e dirigido por Nagesh Kukunoor,Iqbal” conta a história de Iqbal (Shreyas Talpade), um menino surdo e mudo, que sonha em jogar cricket pela Índia. No entanto, ele é desencorajado pelo pai que pensa que os devaneios de Iqbal são um desperdício de tempo. Em vez disso, ele quer Iqbal para ajudá-lo a cuidar das plantações e tornar-se um fazendeiro como ele, o que seria uma profissão estável.

A irmã de Iqbal, Khadija (Shweta Prasad), no entanto, ajuda-o a tentar uma academia de críquete próxima, dirigida por Guruji (Girish Karnad), um influente ex-capitão da Índia, que o aceita por seu talento. No entanto, quando Iqbal concorre com um menino rico, Kamal, que também é a estrela da academia, ele é mandando embora pelo medo de Guruji do pai de Kamal, que financia a academia. Iqbal procura ajuda do bêbado local, Mohit (Naseeruddin Shah), que já foi um grande jogador de cricket e convence-o a ser seu treinador. Eles são capazes de treinar em um campo próximo, usando os búfalos de Iqbal (em homenagem a membros atuais da equipe de cricket indiano) como defensores.

Mohit treina Iqbal e consegue-lhe um lugar na equipe Ranji Andhra Pradesh Trophy, apesar de Iqbal não ter qualquer experiência anterior em jogar cricket. Iqbal joga maravilhosamente pela equipe, que era uma equipe fraca antes de se juntar, e é logo percebido pela imprensa e selecionadores de críquete, também. No entanto, quando a partida final da temporada chega, Iqbal encontra o seu rival, Kamal, Guruji tenta subornar Iqbal a jogar mal, para que os olheiros da equipe nacional assistindo ao jogo selecionem Kamal para a equipe de críquete nacional. Iqbal sucumbe à sua oferta, por causa da preocupação com seu pai, que está enfrentando dificuldades financeiras e pode perder suas terras. Felizmente, um agente esportivo é capaz de lhe oferecer um melhor negócio, e Iqbal joga com o seu ritmo usual e vence a partida pela sua equipe. Ele também impressiona o olheiro da equipa nacional, o selecionador Kapil Dev (em um papel de convidado especial), e ganha um lugar na equipe nacional. No final Iqbal é mostrado vestindo as cores da Índia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário