terça-feira, 20 de novembro de 2012

UFGD convida para debate sobre o filme “Terra Vermelha” neste sábado




Tema de questões no Vestibular 2013 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o filme “Terra Vermelha” será exibido gratuitamente neste sábado, 24 de novembro, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O debate sobre será conduzido pelos acadêmicos do PIBID/Filmatura.
   
A sessão é aberta a qualquer interessado e busca atrair os vestibulandos, já que a prova será em 09 de dezembro.

“Terra Vermelha” é dirigido pelo italiano Marco Bechis e filmado em Dourados. O foco são os índios Guarani-Kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que apesar das tradições serem muitas vezes atropeladas pela civilização, ainda tentam manter algumas delas, seja pelo respeito aos antepassados, seja para simular uma vida selvagem para o “homem branco”, que paga para ver o desconhecido. Confinados em reservas, esses índios não tem muito do que precisam para sobreviver, como amplas áreas para caça e o contato com as terras onde estão enterrados estes ancestrais.

Com essa atividade, o Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/Filmatura) pretende prestar um serviço à comunidade, já que o filme vai cair no vestibular e o PIBID/Filmatura é um grupo que busca estabelecer uma relação entre Literatura e Cinema.

Os acadêmicos do PIBID estão preparados para discutir o filme e redimensionar as questões envolvidas, com objetivo de tratar da cobrança no vestibular da UFGD, da presença do filme na realidade cultural da sociedade pós-moderna e da especificidade temática para a região de Dourados, tendo em vista que o filme se desenvolve na cidade e a problemática é encontrada em todo Mato Grosso do Sul.

Para o coordenador do PIBID/Filmatura, professor Paulo Custódio, a UFGD precisa envolver-se com a questão e chamar para si a responsabilidade de discuti-la. “É o que ela está fazendo quando solicita o filme no seu vestibular. Nós, por outro lado, estamos fazendo o que nos compete, isto é, instrumentalizando o candidato a discutir de forma crítica e contextualizada aquilo que o filme apresenta”, afirmou.

O público terá abertura para os comentários da assistência e intervenções visando ao aprofundamento das questões. A sessão é uma parceria entre PIBID/FIMALTURA, CAPES e Cineclube UFGD.
                                                                               
                                                          
Confira as fotos em:                       

Mais informações
SINOPSE
Mato Grosso do Sul, Brasil, 2008. O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito. Enquanto isso, o jovem Osvaldo, que vive um terrível embate contra o desejo de morrer, vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e ao mesmo tempo acentua o desentendimento entre as civilizações. 

FICHA TÉCNICA
Direção: Marco Bechis
Roteiro: Marco Bechis, Luiz Bolognesi
Produtor: Amedeo Pagani, Marco Bechis, Caio Gullane e Fabiano Gullane
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 108’

ELENCO
Matheus Nachtergaele (Dimas)
Cláudio Santamaría (Roberto)
Alicelia Baptista (Lia)
Chiara Caselli (Beatrice)
Abrisio Da Silva Pedro (Osvaldo)
Ademilson Concianza Verga (Ireneu)
Ambrósio Vilhalva (Nadio)
Fabiane Pereira Da Silva (Maria)
Eliane Juca Da Silva (Mami)
Leonardo Medeiros (Lucas Moreira)
Fonte: Blog Cinema Brasileiro

Sobre o Cineclube UFGD
                                                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário